domingo, 15 de novembro de 2009

Xuning

Pra começar gostaria de falar um pouco sobre tuning.
- Tuning em uma tradução literal quer dizer "afinando". Assim como se afina um instrumento musical, um carro pode ser afinado com o objetivo de melhorar seu desempenho;
- O Tuning começa no motor e outras partes mecânicas do carro, aumentando potência, torque, estabilidade e outros fatores de performance. O tuning também altera a aparência externa do carro, para melhorar aerodinâmica, estabilidade, redução de peso e até aumentar a potência (entradas de ar).

Tendo isso em mente, o que é então o Xuning?

A resposta é simples, pensa num tuning bem feito... Agora começa de trás pra frente e faz tudo errado, fácil né?
Comece com a parte externa:
- Piore a performance, fazer seu 1.0 levar com muito esforço uma roda aro 20 é um bom começo;
- Aumente o peso. Bom, você já colocou as rodonas, agora coloque umas tranqueiras que brilham e façam barulho. Afinal de contas, se você não chamar a atenção, pra que serve? Imagine se cachorro pequeno fosse mudo.
- Por último, aerodinâmica, um xuning básico tem que ser rebaixado... Agora se o cara for bom, mas bom mesmo, tem que colocar um aerofólio. Principalmente nos carros com tração na roda dianteira, faz uma boa diferença este peso adicional na traseira, fica uma merda.
E a parte interna? Se resume no som, gaste 90% do orçamento no sistema de som. Afinal de contas, com o escapamento furado, é preciso aumentar o volume.

Esqueci de falar a principal vantagem do Xuning, planejamento, não precisa de nenhum. Então para ajudar você a xunar o seu carro, segue abaixo uma lista das minhas sugestões que não podem faltar do seu Fiat 147 Racing:
- Falsas entradas de ar. Tem coisa mais tosca que cortar um Tupperware no meio e enfiar no carro?
- Tampão de "alumínio". Alguém acha mesmo que aquele adesivo cinza convence?
- Parachoque na cor do carro. A regra é simples, se você compra um celta "life"o parachoque é preto, bem feio né? Pega o esmalte da sua irmã e pinta, fica bom, vai por mim.
- Escapamento. Um escapamento no tuning melhora a facilidade que os gases saem do motor, oferecendo 1 ou 2 cavalos a mais. Isso aí é coisa de praybói, pro nosso Fiat 147 fica melhor furar o escapamento (faz um barulhão, fica massa mermo). Agora se quiser gastar uma grana, coloca uma ponteira no escapamento, todo mundo vai achar que você trocou o escapamento (aproveita e coloca uma rolha também).
- Banco de jardim. Não to falando de tuning interno, to falando de externo mesmo, banco de jardim é como alguém normal reconheceria este artefato, para o pessoal do xuning, isto é conhecido como aerofólio. Quanto maior e mais pesado melhor, vi esses dias um uno com aerofólio, ficou uma merda.
- Simulador de turbo. Não preciso falar nada né? Coloca na honda bis, pelo menos arranca umas risadas.
- Som. Não sou contra um bom sistema de som no carro, nessa os xuneiros quase me convencem, afinal gastam 90% da grana nisso. Mas são facilmente reconhecidos pelo volume (sempre no máximo e de vidro aberto) e gosto musical (eguinha pocotó é o melhor que você vai escutar quando um xuneiro passar por você).
- Rebaixe. Pensando na realidade brasileira, que inclui lombada, , paralelepípedos e muitos buracos asfaltados, os xuneiros de plantão cortam as molas do Corsinha. Boa campeão, todo xuning deve, obrigadoriamente, ficar a 5 centímetros do chão, regra de ouro.
- Luzes. Essa é do Theo: xuneiro que é xuneiro usa LED! LED no lugar das lampada pingo, LED na antena, LED na potencia do som, LED no painel, LED iluminando o assoalho, LED iluminando o chao imitando neon, LED nas entradas de ar xuning (esse é o xuning do xuning).

Se você fez, ou pretende fazer, ao menos 2 desses itens acima, seja bemvindo ao mundo do xuning. Agora vc vai ser capaz de dar uns pega nas garota da laje, parabéns por participar deste seleto grupo (pensado bem, nem tão seleto assim).

Mas antes de se decidir, veja as fortes cenas abaixo e lembre-se, Xuning causa impotência.

Esse instalou todos os itens de um xuneiro típico:


Como escolher o aerofólio ideal? Peça o maior.


Vou fazer uns buracos na lataria e fechar com um plástico, vai ficar legal.

WTF?
xuning05ib6.jpg

BodE KitE. Crítica construtiva: Aumente o aerofólio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário